terça-feira, 5 de maio de 2009

Geografia

Geografia do Brasil

Geografia Humana do Brasil


A Geografia Humana do Brasil tem como objetivo principal a realização de uma leitura da socidade brasileira levando em conta os aspectos da população, economia, fluxo de migração, meio-ambiente, industrial, tecnologia, turismo, agropecuária, conflitos no campo, enfim todas relações humanas desenvolvidas no território nacional.

Geografia Física do Brasil
A Geografia Física do Brasil tem como objeto de estudo todos os aspectos naturais (geologia, hidrografia, clima, relevo, vegetação), nessa análise o foco se limita a esses temas, sem o envolvimento do homem, tendo em vista as características originais.

Região Nordeste

As características da Região Nordeste em carater econômico, social, ambiental, industrial, produtivo, além das caracteríticas naturais presentes nos nove estados.

Alagoas

Alagoas é um Estado brasileiro localizado na Região Nordeste, possui como capital a cidade de Maceió que tem, aproximadamente, 896 mil habitantes.

O Estado de Alagoas possui uma área de 27. 767, 661 km2, nela se encontra 102 municípios, a população de todo e estado é estimada em 3 milhões de pessoas. Os nativos desse estado são chamados de alagoanos.

Ceará

Ceará é um Estado brasileiro localizado na Região Nordeste, possui como capital a cidade de Fortaleza. Na capital vivem cerca de 2,4 milhões de habitantes.

O Estado do Ceará possui uma área territorial de 148. 825, 602 km2, na qual se encontram 184 municípios, que juntos somam 8 milhões de habitantes. Os nativos desse estado são chamados de cearenses.

Paraíba

Paraíba é um Estado brasileiro localizado na Região Nordeste, que tem como capital a cidade de João Pessoa, na capital vivem, aproximadamente, 674 mil habitantes.

O Estado da Paraíba possui uma área 56. 439, 838 km2, na qual estão distribuídos 223 municípios que juntos totalizam uma população de aproximadamente 3,5 milhões de habitantes. Os nativos desse estado são chamados de paraibanos.

Piauí

Piauí é um Estado brasileiro localizado na Região Nordeste, sua capital é a cidade de Teresina que possui uma população de aproximadamente 893 mil habitantes.

O Estado do Piauí possui uma área de 251. 529, 186 km2, nela se encontram 223 municípios, e, aproximadamente, 3 milhões de habitantes. Os nativos desse estado são chamados de piauienses.

Sergipe

Sergipe é o menor Estado brasileiro, está localizado na Região Nordeste, possui como capital a cidade de Aracaju que tem, aproximadamente, 520 mil habitantes.

O Estado de Sergipe tem uma área de 21. 910, 348 km2 que abriga 75 municípios, juntos totalizam, cerca de 1,9 milhões de habitantes. Os nativos desse estado são chamados de sergipanos.

Bahia

Bahia é um Estado brasileiro localizado na Região Nordeste, sua capital é a cidade de Salvador, essa tem uma população de aproximadamente 2,8 milhões de habitantes.

O Estado da Bahia possui uma área de 564. 092, 669 km2, na qual se encontram 417 municípios que juntos somam uma população de, aproximadamente, 13,8 milhões de habitantes. Os nativos desse estado são chamados de baianos.

Maranhão

Maranhão é um Estado brasileiro localizado na Região Nordeste, sua capital é a cidade de São Luiz que possui uma população de, aproximadamente, 957 mil habitantes.

O Estado possui uma área territorial de 331. 983, 293 km2, nela estão presentes 217 municípios que somados possuem, aproximadamente, 6,1 milhões de habitantes. Os nativos desse estado são chamados de maranhenses.

Pernambuco

Pernambuco é um Estado brasileiro situado na Região Nordeste, sua capital é a cidade de Recife, que tem uma população de, aproximadamente, 1,5 milhões de pessoas.

O Estado de Pernambuco possui uma população estimada em 8,4 milhões de habitantes que vivem nos 185 municípios distribuídos em uma área de 98. 311, 616 km2. Os nativos desse estado são chamados de pernambucanos.

Rio Grande do Norte


Rio Grande do Norte é um Estado brasileiro localizado na Região Nordeste, sua capital é a cidade de Natal. Na capital vivem cerca de 774 mil habitantes.

O Estado do Rio Grande do Norte possui uma área de 52. 776, 791 km2 que abriga 167 municípios. O estado possui, aproximadamente, 3 milhões de habitantes. Os nativos desse estado são chamados de potiguares.

Planetas

Júpiter



O maior planeta do sistema solar.

Júpiter é um planeta do sistema solar que se destaca pelo tamanho, contudo, é considerado como o maior de todo o conjunto de planetas do sistema. Esse está situado no sistema solar em quinto lugar, tomando como referência o Sol.

Esse é um dos planetas que possui anéis, é também conhecido de Grande mancha vermelha. Quanto ao tamanho, Júpiter possui uma massa que supera a terrestre em 318 vezes e, em relação ao diâmetro, é onze vezes maior que a Terra.

Júpiter é um planeta gasoso formado por pó e gás hidrogênio que se encontra em uma etapa de transformação retardada. Júpiter geralmente é o quarto corpo mais brilhante no céu, superado somente pelo sol, lua e Vênus. A atmosfera do planeta é constituída por cerca de 86% de hidrogênio metálico, além de hidrogênio líquido e gás hidrogênio, essas são de difícil identificação de diferenças.

Informações gerais de Júpiter

Raio equatorial: 71.0398 quilômetros.

Período da rotação: 9 horas 55 minutos e 30 segundos.

Temperatura: 140 k

Número de satélites conhecidos: 16.

Planeta Vênus


Vênus o planeta mais quente do sistema solar.

Vênus é um planeta que compõe o sistema solar. Está situado no sistema solar no segundo lugar entre os planetas a partir do sol.

O nome do planeta em questão é proveniente da deusa romana Vênus. O planeta Vênus possui grande semelhança com a Terra, ambos são do tipo terrestre, além disso, são semelhantes quanto ao tamanho, massa e composição.

Vênus é o planeta de maior proximidade com a Terra, está distante entre 40,2 milhões de quilômetros e 260 milhões de quilômetros, essa variação é oriunda da órbita que os respectivos realizam em torno do sol.

O estudo acerca de Vênus teve início quando a primeira sonda espacial, chamada de mariner 2, em 1962, atingiu a superfície do planeta, logo mais foram enviadas outras sondas, o fluxo aumentou, até por que configurava o período da corrida espacial, então foram enviadas as sondas soviéticas de nome Vênus e as americanas Mariner e Pioneer.

No ano de 1982 outras sondas pousaram na superfície e detectaram basalto de cobre nas camadas do planeta.

Vênus é um dos astros mais reluzentes, superado pela Lua, a luz refletida é popularmente denominada de “estrela Dalva”.

No decorrer de muito tempo imaginava-se que Terra e Vênus eram planetas gêmeos, embora as particularidades comuns se restrinjam somente aos aspectos referentes ao tamanho e massa, pois em condições favoráveis de formação e proliferação de vidas são totalmente distintos.

Outra diferença entre Terra e Vênus é a atmosfera, pois a atmosfera do segundo é 92 vezes mais densa que a da Terra. Isso por que a atmosfera é constituída em grande parte de gás carbônico, ocasionando um profundo efeito estufa que coloca o planeta como o mais quente entre todos os outros.

Uma curiosidade particular de Vênus é em relação aos movimentos de rotação e translação, em que um dia nesse planeta é maior que um ano.

Características gerais sobre Vênus

Rotação: - 243 dias.
Translação: 224 dias.
Diâmetro: 12 102 quilômetros.
Temperatura máxima: 482ºC.
Pressão atmosférica: 92 milibars.
Lua: nenhuma.

Composição atmosférica

Hélio
Sódio
Oxigênio
Dióxido de carbono
Enxofre
Vapor de água.

Marte



Marte visto do espaço.

Marte é um planeta do sistema solar que se encontra situado em quarto lugar a partir do Sol. Durante a noite é identificado pela sua aparência, uma estrela vermelha, característica essa que lhe rendeu o nome de Marte, nomeação feita pelos antigos romanos. Além dos romanos, os chineses, coreanos e japoneses o denominaram de “Estrela de Fogo”.

Para realizar um movimento completo em torno do sol, Marte precisa de 687 dias, tomando como base os dias terrestres.

O planeta em questão possui particularidades semelhantes às do planeta Terra como, por exemplo, a duração do dia e as estações do ano bastante similares.

Na superfície de Marte são encontradas calotas polares constituídas de água e dióxido de carbono gelados, no planeta está presente a maior montanha de todo sistema solar, chamada de Olympus Mons, composta por uma grande cratera, além de planície e antigos leitos de rios.

De acordo com a mitologia helênica, Marte representa Ares (deus da fúria e da guerra). A ciência que tem como objetivo estudar Marte é chamada de areologia.

Devido à fina espessura da atmosfera marciana as temperaturas são baixas, não ultrapassando 20 graus, no entanto, os dados são imprecisos, pois não levam em conta as particularidades regionais do planeta.

No verão a temperatura atinge – 36ºC e no inverno as temperaturas atingem – 130ºC.

Marte é um planeta com tamanho inferior ao da Terra, para realização do movimento de rotação a duração é de 24,6 horas e translação 687 dias.

Diâmetro do planeta é de 6.794 quilômetros e as temperaturas no mesmo oscilam entre 20ºC e – 130ºC. A composição atmosférica em marte é de dióxido de carbono, nitrogênio, oxigênio e monóxido de carbono.

Saturno

Saturno é um planeta do sistema solar localizado entre a órbita de Júpiter e a órbita de Urano. É o segundo maior planeta e o sexto mais distante do sol chegando a ter 1,4 bilhões de quilômetros de distância.

Seus ventos alcançam 1,6 mil quilômetros por hora sendo um dos mais rápidos do sistema solar. Seu período de rotação é de 10,7 horas e o de translação é de 29,5 anos terrestres.

É cercado por anéis que entre os principais, estendem-se por 265,5 mil quilômetros sendo mais de dois terços da distância entre a Terra e a Lua. Dentre as 56 luas identificadas em Saturno, as mais conhecidas são:

- Titã é a maior lua de Saturno e a segunda maior do sistema solar. Possui uma camada de hidrocarbonetos congelados, grande quantidade de etano e metano, vulcões gelados e cobertos por uma neblina densa e alaranjada.

- Encelado possui 498,8 quilômetros de diâmetro e um período orbital de 1,37 dias. Apresenta falhas na superfície, dobras e crateras tênues, cobertura de gelo e é brilhante como nenhum outro corpo no sistema solar.

- Febe encontra-se a 8 milhões de milhas de Saturno. Possui 220 quilômetros de diâmetro sendo que gira em direção oposta à maioria das outras luas. É uma mescla de gelo, rocha e compostos de carbono de forma circular e tom avermelhado.

- Jápeto possui 1.456 quilômetros divididos em dois hemisférios, um preto ligeiramente avermelhado e outro branco e brilhante. Acredita-se que é formada somente por gelo de metado e de amônia. É abaulado no equador e tem uma cadeia de montanhas altas que se estende por 1,5 mil quilômetros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário